26 de dezembro de 2009

Momentos de leitura...

"Vou pensando em ti e em nós cada vez menos. embora te mentisse se te dissesse que não me lembro várias vezes. As coisas mais insignificantes ainda me trazem a tua imagem. Lugares onde estivemos, frases, ideias, músicas, cheiros, pequenos nadas que me levam até à memória do que fomos, memórias nas quais me deixo ir como se num barco que perdeu os remos. (...) Corria o mês de Junho, mas fazia um calor de Agosto, o que não evitou uma ataque de hipotermia quando me disseste que já não gostavas de mim. O frio que sentia foi apenas temperado com um pranto descontrolado; durante mais de duas horas chorei como uma criança perdida num lugar desconhecido e hostil"

"O tempo foi diluindo a tua presença na minha vida. Quem sabe um dia também dissolva a tua imagem da minha memória e eu consiga finalmente esquecer-me de ti. Não é o que quero, porém é que deveria fazer. Nunca somos donos do nosso coração. O meu não é meu, porque quando amo profundamente estou a dá-lo a outra pessoa. (...)

Quando amamos alguém, não perdemos só a cabeça, perdemos também o nosso coração. Ele salta para fora do peito e depois, quando volta, já não é o mesmo, é outro, com cicatrizes novas. Às vezes volta maior, se o amor foi feliz; outras, regressa feito numa bola de trapos, é preciso reconstruí-lo com paciência, dedicação e muito amor-próprio. E outras vezes não volta. Fica do outro lado da vida, na vida de quem não quis ficar do nosso lado."


in O dia em que te esqueci

9 de dezembro de 2009

TAUFP

Passados poucos dias e ainda com uma lagrimita no canto do olho a denunciar a saudade, venho falar-vos de um dos melhores fins-de-semana que tive até hoje.
Pois bem, tudo começou com um convite dirigido a nós (eu e Vânia) para sermos guias de uma das tunas que viria do continente para participar no XV encontro de tunas universitárias da cidade do Funchal.

Sem sabermos o que nos esperava, e com o retraimento por parte da Vânia, aceitamos o convite.
E que bem fizemos aceitá-lo.. :)

Dia 3
Acordar cedinho para nos dirigirmos à pousada da juventude com o objectivo de conhecer a tuna que ficaria entregue a nós.. A verdade é que foi ao contrário, ficamos nós entregues a eles, dispostas a aprender e a passar bons momentos.
Depois de esperarmos por eles, visto que vinham da minha santa terrinha- Calheta, finalmente os conhecemos- a TAUFP (Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa), que desde logo nos puseram a vontade.

Confesso que o primeiro dia foi um pouco complicado para mim, pois eu que até nem sou nada dada a pontualidade, fiquei um bocadinho enervada com a inexistência de pressa por parte da Tuna para chegar às horas marcadas aos sítios marcadas.. Mas rapidamente cheguei a conclusão que não valia a pena tentar fazê-los correr.. De nada mesmo.. xD Eles não me ouviam..

E entre o nervosismo da minha parte, as reclamações da comida, da falta de alcool, as minhas preocupações com os caloiros, passou-se um dia. E chegou a noite, hora do verdadeiro divertimento: danças à moda do porto que levam qualquer pessoa ao extremo cansaço, karaoke, gargalhadas, fotos e mais fotos.. Ahhh.. E AUTOCOLANTES, muitoooss AUTOCOLANTES.. xD

Dia 4
Custou tanto acordar, vestir o traje e voltar a calçar aqueles sapatos que dão cabo da minha boa-disposição. Mas tive que fazer o sacrificio e aprontar-me para mais um dia. Era o dia da "volta à ilha", que se traduz por volta a 1/4 da ilha, mas que não deixou de ser interessante e
divertido, apesar de sermos, e utilizando a expressão dos nossos queridos tunos "umas guias fraquinhas". (Entenda-se por fraquinhas a falta de conhecimento das histórias da nossa linda ilha).

Ao longo do percurso fizemos algumas paragens, nomeadamente em Machico, Portela e Achadas da Cruz, onde o pessoal pôde fazer comparações de ponchas, cantar umas musiquinhas e ainda hastear a bandeira da Tuna.. :)

O nosso destino era Santana, onde pela primeira vez nós, guias, tivemos o privilégio de ouvir uma serenata dedicada pelos nossos "meninos". :)

Terminada a nossa "volta" a ilha, regressamos ao Funchal, onde o CCC nos esperava para mais uma noite de diversão.

Dia 5
Cada vez custava mais acordar cedo e repetir aquele ritual do traje, sapatos, etc.. Mas por eles, valia a pena.. :)
Nesse dia almoçamos na pousada, espetada.. Foi onde, pela primeira vez, as tunas se juntaram e cantaram diversas músicas bem conhecidas por todos. Foi ali e nesse dia que uma guia chamada Rubina decidiu fazer figuras tristes e tentar fazer um esquema com pandeireitas (que figura triste fez ela).. xD

A tarde desse dia era livre, podendo as tunas seguir o seu caminho e fazer o que entendessem. Assim sendo, após o almoço e umas musiquitas, dirigimo-nos para a marina onde os nossos trovadores actuaram com grande sucesso e as guias trataram da animação, dançando.. :)

Chegou a hora do jantar, desta vez no Marina Terrace, onde pela primeira vez, e ao som de uma serenata, eu comecei a imaginar a partida daqueles seres que nao me obedeciam mas de quem eu começava a gostar cada vez mais.. E a menina sensível derrama umas lagrimitas..

"Bora pessoal, vamos para o largo do colégio, que vocês são os primeiros a actuar"-dizia uma guia preocupada..

E lá fomos.. Eles actuaram (e que actuação!), e continuamos a noite no meio de conversas, gargalhadas, bebidas, bons momentos, e tudo o que faz parte da noite..
Posteriormente, e após acompanhar os nossos lindos caloirinhos à pousada para deixar os instrumentos, o Kool Klub Kafe esperava-nos. E sem mais nada a acrescentar, foi apenas mais uma noite de divertimento que acabou na roulotte da marina, para o pessoal abastecer.. :P

Dia 6
(este já não fazia parte do programa do ETUCF)
Por insistência da TAUFP, e porque nós também assim o desejávamos, passamos o último dia da estadia da nossa tuna cá, com eles. Almoçamos juntos, passeamos juntos e assim iamos aproveitando os últimos momentos. O dia acabou com a nossa ida para os Prazeres, ida essa que contou com momentos de muitas gargalhadas, mas apenas quem foi sabe o "porquê".. :)
Assistimos à ultima actuação e juntamo-nos a eles para o último jantar, regressando depois ao funchal, onde tivemos o prazer de ouvir o nosso Trix a cantar "Dont you forget about me". Com toda a certeza que nunca me irei esquecer de ti Trix nem de nenhum de vós.. :) :)

Acabamos a noite com várias serenatas para nós, guias, e onde mais uma vez a dor da despedida me obrigou a derramar umas lágrimas mais..
Este é apenas um resumo dos dias que passamos com esta tuna, muito mais havia a dizer, mas fica só pra mim e para aqueles que estiveram comigo nesses dias.

Uma vez que o texto já vai longo, resta-me apenas agradecer a quem nos fez o convite para sermos guias- Pimba.
Agradeço por fim, e de uma forma muito especial a TAUFP (Trix, Xolé, Ulisses, Dedos, Assustado, Sapatilha, 09, Pionés, Banana, Olhinhos ,Brazuca, Aurélio, Otites, Duvidoso, Enigma, Pastor, 4ª feira) o CD e as boas recordações que ficaram..

:) :)