13 de janeiro de 2011

Motoristas dos HF - Simpatia... ou não...

"TODA A GENTE SAI LÁ EM CIMA!" Tradução: toda a gente sai na última paragem!... Exclamado de uma forma bruta...

Começou assim a calorosa recepção numa das paragens do autocarro nº14. Que eu saiba quando um autocarro está a fazer uma viagem no sentido Centro-Álamos ele obrigatoriamente volta para trás, isto é, não fica estacionado no término da viagem. E, que eu saiba, e visto que depois de passarmos o passe a nossa viagem é válida durante 60 minutos, os passageiros podem não sair do autocarro na última paragem e descer em direcção ao Centro.. Pois hoje isso não foi o que aconteceu. Além de sermos mal recebidas logo à entrada, aquando da chegada à última paragem fomos praticamente expulsas, com o "simpático" motorista a fazer-nos gestos através do retrovisor. Como somos raparigas "bem mandadas" saímos do autocarro, olhamos para o horário da respectiva carreira e confirmamos aquilo que já sabíamos, o autocarro descia em direcção ao Centro dentro de 5 minutos, ou seja, não precisávamos ter saído... O motorista abre a porta para os passageiros entrarem e alguém comenta "isto até me dá vontade de rir", ao que o "simpático" senhor responde sarcasticamente "a mim também me dá vontade de rir... ha ha ha (riso excessivamente irónico)".

Como se não bastasse a simpatia do senhor, este ainda pratica uma condução extremamente descuidada. Buzina para tudo o quanto é carro que se lhe atravesse à frente, como se a estrada lhe pertencesse. E ainda se nega a abrir a porta a um passageiro que, estando relativamente perto da paragem e o autocarro parado no trânsito, queria sair. Até compreendo que os motoristas não possam abrir a porta sempre que apetece aos passageiros, mas podia abrir uma excepção e não ser tão rude.

Que comparação em relação ao Senhor Motorista (com letras grandes, porque o merece) que, no dia de ontem no término de uma carreira que tem uma vista muito bonita para o Funchal, muito simpaticamente nos sugeriu sair um bocadinho e tirar umas fotos, podendo deixar as nossas coisas lá dentro.

Gostava que as alterações não fossem feitas apenas nas carreiras mas também na forma como os condutores se portam e como falam com os passageiros. Contudo, que as mudanças nos condutores sejam para melhor, ao contrário das carreiras.. Mas isso, já são outros quinhentos...